Para eliminar as “temidas” olheiras não basta apenas uma boa noite de sono!
Existem outros fatores que contribuem com o aparecimento e agravamento das olheiras… Como: estresse, má alimentação, cigarro, álcool, excesso de café, insônia, sol, e hereditariedade e ainda mudanças hormonais que ocorrem na TPM e provocam dilatação dos vasos.
Pessoas alérgicas também apresentam olheira, pois o ato de esfregar e coçar os olhos irrita a pele e pode estourar pequenas veias capilares sob os olhos.
As olheiras podem ter diferentes causas, e são divididas em 4 tipos:
➡️Olheiras Vasculares
Ocorre devido a um aumento de vasos sanguíneos na região próxima aos olhos, mais especificamente de veias, que geram uma cor azulada ou arroxeada nessa região.
➡️Olheiras Pigmentares
De cor acastanhada, pode ser formada pelo acúmulo de hemossiderina, proveniente do ferro do sangue, e da melanina, sintetizada pelos melanócitos responsáveis por dar cor à pele.
➡️Olheiras Mistas: associação de olheira pigmentar e vascular
➡️Olheiras Falsas: Olheira acentuada pelo formato dos olhos. A pessoa possui aquele olho fundo, que faz sombra na pálpebra inferior. É o que chamamos de falsa olheira.
COMO TRATAR:
➡️Olheiras Vasculares: Os principais ativos para esse tipo de olheira são justamente os que melhoram a circulação local, como cafeína, vitaminas C e K e levedura de soja. Para um tratamento efetivo e com melhor resultado, invista nos cremes associados a tratamentos, como a luz intensa pulsada.
➡️Olheiras Pigmentares: Os ativos mais indicados para amenizar a coloração acastanhada, estão o arbutim e o ácido kójico. O uso de creme com esses ativos associado a peeling. Indicado para olheiras com pigmentação amarronzada, o peeling utiliza substâncias que clareiam a região.
O Laser fracionado de CO2 age nas camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina e diminuindo a ação da melanina. Auxiliando no clareamento das olheiras.
➡️Olheiras Mistas: associação de vários tratamentos.
➡️Olheiras Falsas: Para este caso um tratamento que dá bons resultados é o preenchimento à base de ácido hialurônico.
Procure seu dermatologista para descobrir qual seu tipo de olheira e o melhor tratamento.