Quando você vai ao mercado a primeira coisa que faz ao olhar o rótulo de um produto é verificar o valor calórico, acertei? Bom, pelo menos 95% dos consumidores tem essa atitude, e por um lado ela não está errada. Mas a informação calórica não deve ser o fator mais importante a ser analisado, dependendo do produto isso nem será relevante. O mais importante é identificar alguns ingredientes que são maléficos para a saúde. São muitos, mas vou falar dos principais aqui. Primeiro, a lista de ingredientes sempre está em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente da lista é o que mais contém no produto.
Os ingredientes que NÃO devem estar nessa lista:
- Xaropes (de milho, de glicose)
- Frutose
- Açúcar invertido
- Açúcar
- Maltodextrina
- Gordura vegetal hidrogenada
- Gordura vegetal
- Gordura de palma
- Corante caramelo
Se por acaso conter algum tipo de açúcar, no fim da lista e o produto informar no valor nutricional quanto de açúcar tiver e esse valor for pequeno, o produto não é de todo ruim.
Mas é possível sim encontrar produtos sem esses ingredientes. Evite também a farinha de trigo enriquecida com ácido fólico, se ela estiver presente o produto não será 100% integral.
Quanto mais ingredientes (acidulantes, conservantes e etc)tem o produto, mais processado ele é, e como regra, devemos preferir os alimentos menos processados. Então procurem pelos produtos que só tenham ingredientes naturais, como frutas, castanhas, cereais, e evite aqueles que psosuirem nomes que você nunca ouviu na vida.
Você já viu ovo com lista de ingredientes? Pois é… O natural é o mais saudável que temos à nossa disposição. Quando forem comprar iogurtes e queijos, se atentem também às formulacoes, evite aqueles com adição de amido, maltodextrina ou algum espessante.
O teor de sódio também é muito importante, e não deve ultrapassar 100 mg por porção, e isso estará descrito no rótulo. Lembrando que 100mg já seria alto, então prefira os com teores bem abaixo desse valor.