Com o passar do tempo é natural que haja diminuição de importantes capacidades funcionais: o equilíbrio fica comprometido, os músculos enfraquecem, a resistência diminui, a postura já não é a mesma, a caminhada fica mais lenta e atividades do dia a dia já não são realizadas com a mesma facilidade. Todas estas situações associadas à falta de atividade física contribuem para o aparecimento de dores articulares e musculares, cansaço, quedas frequentes e, consequentemente, diminuição da capacidade funcional. O desafio, portanto, é envelhecer com saúde e de forma ativa.
O método de condicionamento físico desenvolvido por Joseph Pilates, promove através dos princípios fundamentais, a concentração, a conscientização corporal e respiratória, estímulo de um centro de força que ativam os músculos responsáveis pela estabilidade do tronco e sustentação da coluna.
Entre os benefícios gerais que uma atividade física regular pode gerar ao idoso, o Pilates propõe:
- Aumento da flexibilidade muscular
- Melhora da mobilidade das articulações
- Melhora do equilíbrio e coordenação motora
- Aumento da conscientização corporal e postural
- Fortalecimento muscular
Todos esses fatores contribuem para a melhora da qualidade de vida, diminuem os riscos de queda e suas consequências, aliviam as dores articulares e aumentam a auto-estima.
É extremamente importante ter sempre a presença e o acompanhamento de um profissional capacitados.
Busque uma qualidade de vida melhor! Pratique saúde!!
Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates