Já faz algum tempo que os óculos deixaram de ser acessórios úteis para quem tem problemas de visão ou para quem precisa de proteção solar. Atualmente o acessório virou item de moda indispensável por alguns colecionadores.
Não é a toa que o mercado disponibiliza uma grande variedade de cores, tamanhos e formatos para atender todos os gostos e bolsos. Porém, diante de tantas opções comprar óculos nem sempre é uma tarefa fácil. Ficamos indecisos e por falta de conhecimento acabamos adquirindo um modelo que nem sempre valorizam nossos traços.
Confirma os modelos e formatos que dão aquele “up” no rosto quadrado, triangular, redondo e oval.
Para quem possui o rosto quadrado, maxilar largo quase no mesmo tamanho que a testa, podem apostar em modelos mais arredondados e com menos ângulos. Para os rostos triangulares, testa mais larga com a linha do maxilar e queixo estreito, os modelos que mais valorizam são os tipo aviador e mais ovalados. O rosto redondo, com queixo e testa arredondada, quanto mais quadrada e retangular a armação melhor. O rosto oval é o mais democrático e o mais fácil de combinar, pois as linhas equilibradas e neutras da face combinam com qualquer tipo de óculos.
Alguns pontos que devem ser considerados no momento da compra:
1. Tenha calma e paciência para escolher sua armação. Experimente quantas vezes for necessário antes de tomar uma decisão.
2. A pupila deve estar centralizada no desenho da armação.
3. A cor da armação deve combinar com seu tom de pele e cabelo e não com a cor dos olhos.
4. Armações com linhas mais retas e angulosas deixam a expressão mais séria, diferente das arredondadas que dão leveza ao rosto.
5. As sobrancelhas devem acompanhar o formato do óculo e não podem ser encobertas pela armação.