Muitas pessoas procuram o Pilates porque sentem dor no(s) joelho(s). Esta região do nosso corpo é a que mais sofre pois esta articulação permite muita mobilidade.
O mecanismo de lesão pode ser desconhecido: desequilíbrios musculares, desvio postural, sobrepeso, excesso de treino (overuse), sedentarismo, lesões pré-existentes entre outros. A primeira coisa que deve ser levada em consideração ao procurar um método de atividade física, quando a pessoa na condição de dores no joelho, é conhecer sobre a atividade e o perfil do profissional que irá atende-la. O profissional deve ter um bom conhecimento de anatomia e biomecânica da articulação do joelho e também se preocupar com o seu histórico desde rotina de vida até os momentos de como sente a dor.
Através da Análise Postural o profissional/instrutor observa os desvios posturais e desequilíbrios musculares (assim consegue identificar o que está alongado ou encurtado), então é possível programar a aula em relação ao que deverá ser estabilizado, mobilizado e possíveis modificações de acordo com as necessidades daquela postura.
Levando em conta que de início o mais indicado seriam atividades físicas de baixo impacto, um método que tem sido muito indicado é o Pilates. Entre os benefícios, os exercícios promovem fortalecimento e alongamento, equilíbrio estático e dinâmico, coordenação, alinhamento e o controle do centro – e todos estes benefícios contribuem para o aumento da estabilidade articular, o que promove resultados positivos.
SUGESTÕES:
* Mantenha a prática de atividade física regularmente (prefira modalidades de baixo impacto, por exemplo, o Pilates);
* Opte por calçados e vestimenta adequados para cada tipo de modalidade;
* Evite ficar com o joelho flexionado por muito tempo;
Opte por uma vida mais saudável! Pratique uma qualidade de vida melhor!
Jessica D. F. Tamburus
Studio Health Pilates.RPG.Fisioterapia
Instagram: @studiohealth
Facebook: Studio Health Pilates