FOTOTIPOS DE PELE POR VIVIAN MOTTA

Hoje vamos falar sobre o maior órgão do nosso corpo, a pele. Você já reparou que cada pessoa tem uma tonalidade? E que ao se expor ao sol, uma fica diferente da outra? Isso ocorree devido ao fototipo, que é a qualidade da resposta de um sujeito à ação dos raios solares.

O que talvez você não saiba é que existem 6 fototipos determinados de acordo com o complexo, cor de cabelo, presença ou não sardas, a tendência de um indivíduo para sofrer queimaduras solares ou a desenvolver um bronzeado.

São esses:

– Fototipo I: Pele tipo leite (cabelo ruivo), queima sempre (fica vermelha), nunca bronzea, muitas sardas.
– Fototipo II: pele clara, queima sempre (fica vermelha), ganha algum bronzeado as vezes, bastantes sardas.
– Fototipo III: pele clara a morena, queima as vezes, bronzea sempre (bronzeado médio), poucas sardas.
– Fototipo IV: pele morena, nunca queima, bronzea sempre (bronzeado escuro), sem sardas.
– Fototipo V: Pele escura, bronzea sempre (bronzeado muito escuro), sem sardas.
– Fototipo VI: Pele negra, nunca queima, sem sardas.

Agora quanto mais baixo for o seu fototipo (fototipo III, e especialmente fototipo I e II), mais alto deverá ser o fator de proteção solar. Portanto, cuide-se!

Mas por que as pessoas têm tons de pele diferentes?
Dois componentes de pigmentação constituem a cor da pele. Chamamos de cor constitutiva a melanina básica herdada geneticamente e sem interferência da radiação solar ? e, portanto, constante.

E a cor facultativa é reversível e pode ser induzida. Resulta da exposição solar, pode ser por bronzeamento imediato ou tardio e inclusive pode alterar a cor constitutiva da pele.

Quer saber qual o seu fototipo e qual o tratamento ideal para ele? Agende sua avaliação gratuita na Stética Avançada e confira todos os tratamentos que oferecemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *